Hoje fui a casa da minha mãe que fica na avenida que tem castanheiros, que tem um jardim com flores multicores, que tem uma pérgula com bancos de pedra que convidam a carícias infindas, que tem um rio onde se banham imponentes os patos que vão grasnando e deslizando na mansidão das águas.
Sentei-me nos degraus da entrada da casa da minha mãe e observei a paisagem. As folhas dos castanheiros nos seus tons amarelo e acastanhado baloiçavam ao sabor da brisa e por entre gemidos e murmúrios iam caindo tristes e acabrunhadas.
Invadiu-me uma melancolia que me é peculiar. Bem sei que é esta a estação inspiradora de pintores e poetas, mas eu não gosto. Pressinto o frio que se aproxima e as chuvas que me atormentam.Não gosto do cheiro da terra molhada, não gosto da paisagem fria e cinzenta e gosto ainda menos das folhas secas e estaladiças caídas aos montes pelo chão.
Definitivamente não sinto grande afeição pelo Outono. Fico plena de nostalgia e não gosto de me sentir assim.
De
Ametista a 11 de Outubro de 2009 às 12:26
Minha querida Ónix,
Lindo o teu 'fall'... diria comovente...
Imagina um pedaço de sol nesta estação e essa tua nostalgia pode tornar-se menor...
Também não gosto do Outono, mas devo confessar que adoro o cheirinho da terra molhada...
Aproveita bem o teu domingo soalheiro, porque eu vou trabalhar... ai!!!
Bjux enormes
De
ónix a 11 de Outubro de 2009 às 23:08
Querida Ametista
Ainda bem que gostaste... fico sempre assim no Outono. Mas passa...o facto de ires trabalhar é que será pior. Trabalhar a um Domingo...hum... acho que não ia gostar.
Beijinhos
Então Ónix! Sem estar a querer fazer de psi de meia tigela, acompanhada com a nostalgia que o Outono te faz sentir assim, anda por aí uma grande dose de tristeza. O Outono tem isso tudo que dizes, o nosso relógio biológico começa a andar mais devagar e, como sabes, estou a fazer todos os possíveis por passar por cima dum muro cheio de vidros. Olha, gosto imenso das cores das folhas nesta altura, mas não gosto de as ver cair. Que grande seca , dizes tu, não olhes para as folhas que estão no chão, mas as que ainda estão nas àrvores.Ónix , DÁ COM O PAU NO BICHO. Um beijinho e ainda falta o Verão de S. Martinho.
De
ónix a 11 de Outubro de 2009 às 23:15
Amigo Caravagio
Sempre proferidas com sabedoria as tuas palavras. E sei perfeitamente que esse muro será extremamente difícil de ultrapassar.
A minha nostalgia é tão pequenina ao pé da tua. E é nestas alturas que devemos dar pouca importância às coisas pequeninas da vida.
Beijinho grande para ti.
Vou dizer-te uma coisa que só agora a torno publica, mas não me importo, só não quero é chatear-te e, de quem possa ler. Só em dois anos foram dois irmãos, um sobrinho e, outro irmão que há muito pouco tempo foi operado ao cérebro , mas felizmente correu tudo bem embora tivesse estado vários dias em cima do arame. Sabes uma coisa? Tenho a sensação de que está um sniper atrás duma arvore pronto a disparar!! Mas olha, desculpa lá mas apeteceu-me falar. Sabes o que marchava agora? Uma caneca daquelas grandes cheia de caipirinha e ficavas umas horas a gostar do Outono e eu ficava a gostar das quatro estações, não as do Vivaldi, dessas já estou cheio. Um beijinho para ti também Já cheguei a fazer um trabalho que gostei e me deu muito gozo , com folhas secas do Outono, que apanhei em Serralves. Bona note.
De
ónix a 12 de Outubro de 2009 às 18:59
Fiquei por momentos a interiorizar as tuas palavras... e sinceramente nada me sai para te dizer. Deste teu desabafo fica uma lição de vida para quem se sente infeliz por ninharias... insignificâncias.
A caipirinha já ia... gosto!
Beijinho para ti
Olá Ónix , desculpa lá aquela minha descarga de ontem, mas apeteceu-me mesmo e, estaria 5 ou 6 horas a falar, mas é muito chato estar a chatear terceiros. Quando tenho noção do que estou a fazer, paro. Valeu a caipirinha, só foi pena ter acabado depressa. Beijinho para ti também.
De
ónix a 13 de Outubro de 2009 às 21:59
Olá Caravagio
Não chateias nada... fala quando quiseres. Pergunto-me muitas vezes porque acontecem certas e determinadas coisas neste nosso mundinho degradante e não encontro respostas a maior parte das vezes. E depois vem a revolta, claro está. Que continues a ter essa coragem, para continuar.
A caipirinha estava mesmo boa... venha outra!! E mais umas quantas horas a falar... faz bem!
Bjinhos
Olá Ónix. meia-noite foi a hora da Cinderela não foi? Agora vou ver a SININHO. Sabes eu não sei mexer nesta maquinaria e depois ando à procura dos comentários pelo blog todo. Olha Ónix. VIVA A ALEGRIA, VIVA A VIDA, VIVA O FCP (agora é que liXei tudo). Bona Note Amiga
De
ónix a 19 de Outubro de 2009 às 17:31
Não lixaste nada. E sim, viva a vida e a alegria. Damos mais importância às pequenas coisas da vida quando não temos saúde. Foi o caso. Mas já estou melhorzinha.
Beijinhos
Eu nesta altura não sabia que estavas ou tinhas estado doente, mas ainda bem que já está tudo controlado. Beijinho e recuperação.
Confesso que amo o Outono e toda a nostalgia que encerra, desejo no entanto que o sol rasgue os dias cinzentos e te ilumine com a frescura do Verão.
Beijinhos Grandes
De
ónix a 12 de Outubro de 2009 às 19:02
É bom termos gostos diferentes senão o mundo era chato como tudo. E sim, os dias de sol vão compensando os dias cinzentos.
Beijinhos grandes igualmente para ti, Maria!
Querida Ónix,
O Outono traz-nos uma certa melancolia, mas também tem a sua beleza. A casa da tua mãe tem uma paisagem muito linda, e a tua descrição, quase que me transportou para lá.
Espero que a melancolia que sentes, seja passageira, e dê lugar a raios de sol no teu coração.
Beijos mil.
De
ónix a 12 de Outubro de 2009 às 23:28
Olá minha querida
Os teus comentários são sempre apaziguadores e ternurentos.
Que o sol brilhe muito na tua vida.
Beijinhos... muitos.
Olá!
Cheguei atrasada e ainda bem.
Se fosses hoje a casa da mãe terias visto a terra ressequida as folhas secas e um Sol mais quente e luminoso que em muitos dias de Verão. As cores desta época fazem milagres nas fotografias, numa paleta de verdes, amarelos, vermelhos e cobres fantásticos. O céu ao fim do dia em vez de laranja fica rosadinho como uma bela moça com pele de pêssego.
E a mim?...
A mim!...
Esta época derruba-me as forças.
Não se pode ter tudo, não é?
Mas adoro as cores do Outono mesmo ficando tristinha e com este sentimento de melancolia no olhar como a Onix descreve.
Beijinho
De
ónix a 13 de Outubro de 2009 às 22:02
As tuas palavras são sempre magníficas... e verdadeiras.
Pelos vistos não é só a mim que o Outono transmite melancolia.
Olha, o Outono é bom para a fotografia. Aproveita.
Beijinhos
Ónix Óla , vai tudo mesmo, mesmo, mesmo FAINE ? Beijito de Sábado à noite. Olha, vou comer bolachas Maria sem mais nada, não achas que é um bocado biXonéte ? 00:55h
De
ónix a 19 de Outubro de 2009 às 17:29
Olá Caravagio
Nem tudo tem estado faine... tenho estado internada com uma pneumonia e só hoje tive alta.
Agradeço o beijito de sábado à noite ( estava no hospital ) e que estejas bem dentro da medida do possível
Beijocas
Então Ónix! Jura, uma pneumonia, não é brincadeira nenhuma e logo agora com essa macacada toda que anda pelo ar , mas ainda bem que já estas em casa e BOA RECUPERAÇÃO. Sabes que o teu blog faz parte de 5 que visito sempre que venho à blogajem , mas como fazes às vezes posts espaçados não estranhei. Um beijito sem máscara e que fiques mesmo FAINE rapidamente
De
ónix a 19 de Outubro de 2009 às 21:33
Pois é... desta vez calhou-me a mim. Mas já passou. Estou bem melhor. Fico feliz por fazer parte dos 5 que vais visitando com frequência. Também eu visito sempre o teu, quando ando por aqui.
Boa noite para ti. Eu vou descansar.
Boa noite para ti também e, continuação de boa recuperação. Boa dormição .
Comentar post